Segunda-feira, 13 de Agosto de 2007

Exposição REMADE IN PORTUGAL

"Portugal vai receber no próximo mês de Setembro uma grande exposição dedicada ao Eco Design, realizada no nosso país. A exposição REMADE IN PORTUGAL vai apresentar objectos fabricados com materiais reciclados e concebidos pelos mais conceituados designers e arquitectos portugueses, italianos, argentinos, brasileiros e chilenos.

O “Remade in Portugal” é a transposição para o panorama nacional de um projecto italiano denominado “Remade in Italy” que pretende incentivar as empresas a desenvolver  produtos utilizando materiais reciclados, que apresentem um desenho original e qualidade de produção.

Este projecto foi criado pela entidade italiana “Regione Lombardia” em 2004 e rapidamente se estabeleceu como uma referência, contando com a participação, entre outros, do Ministério do Ambiente italiano e dos vários consórcios ligados à reciclagem.

Com a finalidade de difundir a cultura do eco-design e do desenvolvimento sustentável a um nível internacional, o “Remade in Italy” já implementou com sucesso o “Remade in Argentina” e iniciou contactos com o Brasil. Em Portugal o desafio foi lançado a 15 designers e arquitectos.

O objectivo é o de criar um objecto que utilize materiais reciclados na sua produção. Adalberto Dias, arquitecto, Alda Tomás, designer, Álvaro Siza, arquitecto, Eduardo Souto Moura, arquitecto, Filipe Alarcão, designer, Francisco Providência, designer, João Luís Carrilho da Graça, arquitecto, José Manuel Carvalho Araújo, arquitecto, Luís Buchinho, estilista, Manuel Aires Mateus, arquitecto, Manuel Graça Dias, arquitecto, Nuno Gama, estilista, Nuno Sottomayor, arquitecto, Pedro Silva Dias, designer e Pedro Sottomayor, designer, aderiram à iniciativa com grande entusiasmo e em Abril de 2007 os objectos criados e produzidos em Portugal estiveram já presentes no “Salone Internazionale del Mobile”de Milão.

Em Setembro, estes objectos e ainda os objectos resultantes do projecto REMADE IN ITALY e REMADE IN ARGENTINA, que inclui o Brasil e o Chile, vão estar em exposição em Portugal na Estufa Fria, em Lisboa. Esta iniciativa é apoiada pela Embaixada de Itália em Lisboa, a CIP – Confederação da Indústria Portuguesa, e a Agência Portuguesa do Ambiente.

A organização deste projecto em Portugal é da responsabilidade do atelier de arquitectura Roberto Cremascoli, Edison Okumura e Marta Rodrigues, arquitectos Lda, do Porto."

Ana Cristina Ramos

publicado por Monitores de EA às 13:22

link do post | comentar | favorito
2 comentários:
De Maria Rosales a 29 de Agosto de 2007 às 03:12
Agradeço esta informação preciosa. Vou incluí-la no blog da recicloteca para sensibilizar os alunos.
De Rita a 4 de Outubro de 2007 às 00:57
Depois de visitar a Remade sai de lá um pouco desiludida. Embora seja uma iniciativa importante para alertar consciências e para estimular a industria. Torna-se um pouco dúbia na parte de educação ambiental ao fomentar acima de tudo a reciclagem de materiais. A reciclagem deve ser o último recurso, devemos antes reutilizar e principalmente reduzir para construirmos uma sociedade sustentável. A reciclagem pode ser um factor muito positivo mas pode também, dependendo dos processos e dos materiais a reciclar, implicar elevados custos ambientais e económicos.

Comentar post

.mais sobre nós!

.pesquisar

 

.Abril 2009

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

.As mais fresquinhas...

. Curso de Plantas Medicina...

. Querem mais passeios? Cá ...

. Passeio: Plantas medicina...

. EcoBrigadas - um projecto...

. Passeio Pedestre

. Centro de Interpretação e...

. 21 novas empresas no "nos...

. Feira de emprego em Loulé

. NULLIUS - Paisagem Antárc...

. Guia da Natureza - Faro

.arquivos

. Abril 2009

. Março 2009

. Junho 2008

. Março 2008

. Fevereiro 2008

. Janeiro 2008

. Dezembro 2007

. Novembro 2007

. Outubro 2007

. Setembro 2007

. Agosto 2007

. Julho 2007

. Junho 2007

. Maio 2007

. Abril 2007

.subscrever feeds